Cadastro Positivo: um olhar mais justo sobre o crédito

Não é novidade para ninguém a falta de educação financeira no Brasil. Isso gera todos os maus hábitos que atrapalham o dia a dia do consumidor. Muitos se endividam por conta da falta de organização ou mesmo porque calculam equivocadamente o que seu poder aquisitivo pode – ou não – comprar.

Por outro lado, há brasileiros que precisam de empréstimos para situações específicas. Seja para uma dívida que logo poderiam sanar ou até mesmo para um investimento. Só que muitas vezes não conseguem esse crédito, já que a maioria das instituições financeiras e bancos ainda limitam suas pesquisas de perfil aos cadastros do Serasa e do Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC).

É relativamente comum esquecer de pagar uma conta de luz e ficar com o nome ‘sujo’. Não há dúvida de que esse fator deve ser considerado ao analisarmos o histórico de um cliente, mas deve ser apenas um dos muitos fatores que levam à decisão de crédito.Histórico, como o nome bem diz, é um panorama a longo prazo das boas e más decisões financeiras de cada consumidor. Ou seja, alguém que paga regularmente todas as suas contas, ao deixar de quitar uma delas, receberia o benefício da dúvida.

Nos Estados Unidos, por exemplo, este histórico é tão forte que é levado em consideração pelos consumidores a todo o momento. Os americanos sabem na ponta da língua o que ganham anualmente de salário bruto e líquido, incluindo benefícios, e o quanto de suas rendas poderiam comprometer em compras maiores, tais como o aluguel de um apartamento mais caro, uma reforma ou a compra de um carro.Cada um zela por seu score de crédito individual, que aumentam ou diminuem conforme o comportamento financeiro do consumidor.

Mais informações