O que é Cadastro Positivo

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um conjunto de dados que traz o lado da adimplência.

Hoje, o mercado consegue saber se uma pessoa ou uma empresa está ou não inadimplente, mas não vê o seu histórico de pagamentos realizados em dia – ou seja, isso proporciona uma foto do comportamento em um momento específico, mas não permite enxergar o filme da sua história de crédito.

O Cadastro Positivo vem agregar uma fonte de consulta para complementar essa visão, ao possibilitar a formação de um bancos de dados com informações de adimplemento.

A diferença entre Cadastro Positivo e o Negativo

O Cadastro Negativo tem como foco informações sobre a inadimplência – é um cadastro que vigora há décadas no país, contém informações sobre dívidas vencidas não pagas de empresas e consumidores, e pode ser consultado por aqueles que pretendem realizar negócios ou transações de crédito com o cadastrado.

Já o Cadastro Positivo – que é o mais utilizado em todo o mundo – considera os compromissos assumidos e os pagamentos realizados por empresas e consumidores. Por meio do Cadastro Negativo, hoje o mercado visualiza se uma pessoa ou uma empresa está ou não em situação de inadimplência, mas não consegue ter a visão completa do seu histórico de pagamentos realizados e a sua capacidade de assumir novos compromissos.

O Cadastro Positivo permite otimizar esse processo. Por exemplo: se um consumidor estiver inadimplente com uma parcela de um determinado financiamento, mas tiver uma série de outros compromissos honrados em dia – como o financiamento da casa e as contas de telefone, luz e água –, essas informações também poderão ser consideradas pelo mercado para uma melhor análise de risco na hora de conceder novos créditos a esse consumidor.

Mais informações